Um mega evento para amigos e apaixonados do saber.

Antenados no comportamento e consumo intelectual do brasileiro, o Grupo Mariá’s e a Jasper Entretenimento uniram-se para lançar um projeto audacioso.

Desde os movimentos de junho de 2013 (#NãoÉSóPelos20Centavos) que tomaram conta do Brasil, o brasileiro vem questionando o comportamento ético e moral do governante e também no ambiente em que vive.

A filosofia tem tomado um papel importante neste processo. De acordo com o Dicionário Aurélio, filósofo é a pessoa versada em filosofia ou amigo do saber, da ciência. Pensadores, escritores e filósofos tem tomado a dianteira deste despertar do cidadão como amigo do saber e da ciência, auxiliando na curadoria de conteúdo relevante.

O Centreventos Luiz Henrique da Silveira (antigo Pavilhão da Marejada) em Itajaí, no dia 15 de novembro, será palco de uma experiência incrível para os amantes do saber. Uma mega estrutura de cafés, livrarias, áreas de bem estar e acomodação do público será montada no local (o projeto visa engajar até 4.000 pessoas).

O título do projeto não poderia ser mais adequado: República dos Filósofos do Brasil. República, remetendo-se a data do evento (Proclamação da República em 15 de novembro), e Filósofos do Brasil ao público e aos palestrantes.

O LineUp dos palestrantes é impressionante: Pedro Simon (ex-senador da República), Marcelo Tas (diretor, jornalista, apresentador de televisão, escritor e roteirista), Clóvis de Barros Filho ( jornalista e professor livre-docente na área de ética na USP e coordenador do programa de mestrado da ESPM) e Leandro Karnal (professor Doutor na UNICAMP, graduado em História pela UNISINOS e doutor em História Social pela USP).

Simon é convidado especial e fará as honras da abertura do evento. Em seguida Marcelo Tas, Clóvis de Barros Filho e Leandro Karnal, apresentam suas palestras solos (de 40 minutos cada), e depois no ‘gran finale’ juntam-se para um debate acalorado de 1:20h.

 Cronograma

14:00h – Abertura

15:30h – Pedro Simon (convidado) – A Ética na Política é Possível

16:10h – Intervalo

16:40h – Marcelo Tas – A Diluição da Autoria

17:20h – Intervalo

17:50h – Clóvis de Barros Filho – A Complexidade das Escolhas

18:30h – Intervalo

19:00h – Leandro Karnal – Todos Contra Todos

19:40h – Intervalo

20:10h – Debate entre Clóvis de Barros Filho, Leandro Karnal e Marcelo Tas (mediador)

21:30h – Encerramento

⁠⁠⁠⁠